O que é RPG

O RPG, ou Jogo de Interpretação de Papéis, é uma atividade lúdica destinada a estimular a imaginação e criatividade dos participantes envolvidos no jogo. Como jogo, o RPG (geralmente) é um jogo colaborativo onde todos os jogadores interpretarão um personagem que ganhará vida em uma história contada pelo narrador.

Mas como joga RPG?

Nos filmes ou pelas de teatro há um roteiro a ser seguido para que a história tenha lógica. O RPG funciona como um teatro sem roteiro conhecido pelos atores da peça. O diretor da peça é o único que conhece o destino da narrativa, no RPG essa pessoa é o Narrador (ou GM, Dungeon Master, etc.).

O Narrador é alguém que criou todo um mundo de faz de conta. Ele sabe quais serão os perigos que os jogadores enfrentarão assim como o futuro das decisões dos jogadores. O bom mestre não trabalha com nada improvisado.

No teatro, de um lado há o diretor da peça e do outro, os atores que darão vida ao espetáculo. Esse são os jogadores. As ações do jogadores dão o fundo de emoção e improviso necessário para o desenvolvimento da história. O mestre não sabe quais as ações que os jogadores seguirão. Os jogadores escolhem o que seus personagens farão nesse mundo de possibilidades e através dessas pequenas informações é que o mestre dá continuidade à sua narrativa.

Mas eu posso ser o que eu quiser?

O RPG é um jogo e como todo jogo tem suas regras. A atividade de como jogar e suas regras estão escritas nos diversos livros de sistemas lançados. Cada livro dá suporte a um mundo diferente. Como em diferentes títulos de videogames, você pode viver várias vidas sendo desde um guerreiro até um poderoso mago ou vampiro imortal.

Extraído de https://asderuki.deviantart.com/art/All-women-RPG-characters-334273126

O que eu preciso para jogar?

A primeira coisa a descobrir é qual o seu sistema favorito. A partir dele você pode combinar com um Narrador quais são as possibilidades disponíveis de personagens que você pode fazer. Existem diversos títulos, sendo que alguns deles podem ser encontrados aqui mesmo no nosso site. Nossa sugestão é ler todos que lhe agradarem e assim descobrir qual o seu cenário favorito (medieval, moderno, futurista, etc).

Depois, você precisa reunir seus amigos em algum lugar. Os RPGs ideais são os narrados presencialmente, podendo ser em qualquer cômodo da sua casa, desde que tenha um espaço silencioso para vocês conversarem e uma boa mesa para apoiar seu  material. Alternativamente, a distância e nosso tempo corrido, fez com que o RPG migrasse para as plataformas digitais, podendo ser à distância. Hoje é comum encontrarmos pessoas que joguem pela internet utilizando das mais diversas tecnologias disponíveis tais como Skype ou sites especializados como o Roll20.

E então? Gostou? Continue lendo mais sobre o assunto no site.

Compartilhe isso: